Quais os benefícios do pilates?

Por MOVIMENTO VITAL FISIOTERAPIA 09/07/2020 - 11:03 hs

O método que surgiu no início do século passado tem como principal objetivo unir o corpo e a mente. Foi a partir desse pensamento e de várias observações que seu idealizador, Joseph Pilates, criou a Contrologia.

Mas não se engane, este processo não foi rápido e foi preciso vários anos de estudo assim como uma metodologia projetada a partir do público que estudava.


O método não é um conjunto de exercícios prontos e generalizados. Ele consiste em observar o seu aluno e perceber quais são suas necessidades e assim adaptar os exercícios para alcançar o resultado necessário sempre beneficiando ao máximo o seu cliente.

Como Joseph afirmava, a Contrologia tem por resultado o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo, assim aplicando todos os princípios do método que tem bases em fundamentos anatômicos, fisiológicos e cinesiológicos, que são: Concentração, Controle, Precisão, Centramento, Respiração e Movimento fluido.

A prática além de tudo também libera dopamina e serotonina, que são hormônios responsáveis pelo prazer e pelo bem estar, assim contribuindo para um melhor controle emocional de quem o pratica.

Aumento da Resistência Física e Mental
Aumento da Flexibilidade
Corrige Problemas Posturais
Aumento da Concentração
Tonifica a Musculatura
Melhora a Coordenação Motora
Promove menor Atrito nas Articulações
Alivia Dores Musculares
Ajuda a Melhorar a Respiração e a flexibilidade
Auxilia a Prevenção Contra a osteoporose
Promove Relaxamento, o Bem-estar e eleva a Autoestima
Elimina Toxinas e facilita a Drenagem Linfática
Melhora a postura e a Resistência Muscular
Expande a Consciência Corporal
Ajuda no controle de peso
Fortalece os Músculos Abdominais
Equilíbrio de todas as Funções do Corpo

Por exemplo para a gestante: Estabilização da coluna lombar, diminuindo as dores;

Fortalecimento de assoalho pélvico, redução das dores gerais em todo o corpo, isso porque regularmente as mulheres no período de gestação sofrem com dores nas costas e isso acontece por conta do sobrepeso. Ao fortalecer os músculos pélvicos, o parto em si, é facilitado pois a futura mamãe aprende a controlar a zona pélvica.

Para os idosos: Melhorando como problemas ósseos e musculares (osteoartrose por exemplo) e até dores crônicas. O método ajuda pois os exercícios com poucas repetições e de baixo impacto são eficazes e fazem com que os músculos e articulações sofram menos desgastes. As quedas começam a ser mais frequentes causada por uma fraqueza óssea e muscular e assim ficam mais debilitados precisando fortalecer essa musculatura. O método melhora a saúde articular pois os exercícios proporcionam uma maior flexibilidade e isso previne e reduz a rigidez das articulações. Assim, podem ser aliviados alguns desconfortos causados por problemas como a artrite.


Pilates para crianças: O Pilates aprimora o alinhamento postural das crianças, criando uma consciência de postura. Melhora a concentração e adquire uma atenção maior para tarefas como a lição de casa ou as aulas na escola. Previne desvios posturais como a escoliose e também fortalece a musculatura das costas. Um dos maiores benefícios do Pilates para crianças é a redução do sedentarismo e por consequência, uma diminuição da obesidade infantil.


Pilates para homens: Trabalha fortalecimento muscular, prevenção de lesões, correção da postura, combate ao stress e disposição e desempenho sexual.

Em patologias na coluna: Para todas essas patologias os benefícios do Pilates são incontáveis. Primeiramente, os exercícios são recomendados pois por serem de baixo impacto e realizado com poucas repetições, focando mais em qualidade do que em quantidade, geram resultados mais eficazes e não prejudicam e nem sobrecarregam os músculos e articulações, e assim sofrem menos desgaste. Também, exercícios de fortalecimento e alongamento para partes específicas do corpo, contribuem para a reabilitação de diversas patologias.

Benefícios em pacientes hipertensos e portador de Parkinson, AVC: O que eles também não sabem é que o método Pilates além de ser uma ferramenta importante para o condicionamento físico e tratamento de dores agudas e crônicas, também apresenta muitos benefícios para doenças psiquiátricas e cardiovasculares, tais como a hipertensão. A instabilidade postural e os desequilíbrios presentes nessa população pode ser trabalhada através da estabilização dinâmica. Para isso utilizamos os aparelhos de Pilates e a infinidade de acessórios que, nos dias de hoje, a técnica dispõem. Estimular as reações de equilíbrio em todos os planos de movimento também são benéficas e essenciais. Minimizar os efeitos das alterações de tônus muscular; Manutenção da amplitude de movimento (ADM) em articulações preservadas e ganho de ADM nas articulações necessitadas; Prevenção deformidades; Facilitação nas trocas posturais

E por último com o pilates podemos trabalhar o emagrecimento: Se o Pilates emagrece ou não, vai depender muito da forma como ele será ministrado durantes as aulas, porém devemos lembrar que como atividade física, ele sempre terá um gasto energético considerável. Mas a prática em si não vai ser o suficiente para uma grande perda de peso. Se o objetivo do cliente é focar no emagrecimento, é essencial incluir também um programa aeróbico e uma dieta balanceada para que os efeitos sejam mais rápidos e eficazes. Aumenta a autoestima, define a silhueta, disposição.

Concluímos então que o Pilates é uma atividade física que oferece os mais diversos tipos de benefícios, seja para qualquer idade ou qualquer que seja o objetivo.  Os exercícios são focados nos músculos do centro do corpo, que ajudam a manter o equilíbrio e estabilizam a coluna vertebral. Assim, a técnica de Pilates promove a consciência da respiração e da postura. Não é à toa que o Pilates é conhecido como um método completo.


 Dra. Angélica Anacleto  (Crefito 10- 295200-F)

Envie sugestões de assuntos para: movimentovitalfisioterapia@gmail.com


Dica da MOVIMENTO VITAL FISIOTERAPIA: Disciplina gera resultados!

Dra. Bárbara Maurício Nascimento
Responsável técnica CREFITO 10 74799F